topo
linha2


Fotogaleria
 

» Home » Eventos » Sociais » Sacrificados em Vida, na Morte Respeitados

 

Sacrificados em Vida, na Morte Respeitados

Textos e Fotos de: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

 

Veteranos portugueses

No sábado (13 de Outubro), foi finalmente inaugurado o ansiado monumento em memória dos ex-combatentes portugueses e canadianos que serviram nas Forças Armadas destas duas nações irmãs, e amigas, e onde umas largas de centenas de milhares de nossos conterrâneos se radicaram desde os primórdios da imigração lusa, no ano de 1953.

Ten-General Chito Rodrigues

Esta cerimónia teve lugar no cemitério Glen Oaks Memorial Gardens, em Oakville, pelas 14 horas, com a presença de várias entidades dos quais destacamos o Cônsul-Geral de Portugal, Dr. Júlio Vilela, o Tenente-General Chito Rodrigues e Presidente da Liga dos Combatentes Portugueses juntamente com o Secretário desta agremiação, o Coronel Faustino Hilário bem como o Coronel R. Elms, Comandante do Regimento das Forças Canadianas, o conhecido 48 Highlanders.

Os guiões da Liga dos Combatentes e dos Veteranos de Guerra de Toronto

Mais convidados se associaram nesta cerimónia como o Mayor Rob Burton da Cidade de Oakville; o Ministro da Imigração e de Cidadania da Província do Ontário, Charles Sousa; a Ministra Federal do Trabalho (Labour) Lisa Raitt; Pedro Correia, Presidente do Veteranos de Guerra Portugueses de Winnipeg/Província de Manitoba; Monsenhor Eduardo Resendes também veterano, como capelão militar, na Guerra do Ultramar; o Presidente dos Veteranos de Guerra Portugueses do Ontário, José Mário Coelho e o director do já citado cemitério onde foi erguido o monumento, o senhor Charles Duchesnay.

O Ministro de Cidadania, Charles Sousa, com o Ten-Genaral Chito Rodrigues

As cerimónias abriram com o hastear das bandeiras destes dois países ao som dos seus hinos nacionais entoados pela voz da cantora luso-canadiana, Nancy Costa, de camuflado e boina verde, das forças paraquedistas,   após que efectuou-se o descerrar, pelo Ministro Charles Sousa e o Ten-Coronel Chito Rodrigues, do memorial coberto com a bandeira portuguesa e que foi benzido pelo Monsenhor Resendes. Seguiram-se as alocuções pelos convidados e finalmente o toque de "Silêncio" (em inglês - "bugle tap silence",) de clarim, executado por um elemento da Banda Filarmónica Portuguesa de Oakville.

O momumento

Militares do 48º Regimento Highlanders juntamente com os veteranos portugueses perfilavam lado a lado nesta simbólica cerimónia onde se recordava todos os militares destas duas nações que serviram ou que tombaram no campo de batalha. Gostaríamos de focar que alguns dos soldados canadianos presentes nesta cerimónia são de origem portuguesa.

O Presidente dos Ex-Combatentes de Toronto, José Mário Coelho

Finalizada a cerimónia no quarteirão deste cemitério nominado "Jardim Português de Nossa Senhora de Fátima" os presentes foram convidados para um beberete e um serviço tipo bufete, na cafetaria do espaçoso e moderno edifício administrativo.

Colucação da Coroa de Flores, junto ao momumento

Ali, durante mais duma hora os presentes e convidados confraternizaram e onde o principal assunto era os tempos passados em campanha, o monumento agora inaugurado e até, conversa que participámos, já que o escriba deste texto é também um ex-combatente, a aquisição de talhões por  ex-combatentes, que desejem ser sepultados neste espaço dedicado aos veteranos.

Militares Canadianos

Síntese histórica:

"A associação portuguesa Ontário Portuguese War Veterans, sediada em Toronto, aceitou o desafio dos camaradas de Winnipeg para, com determinação e amor à causa inaugurar um monumento que recorde e homenageie a memória de todos aqueles que ao serviço de Portugal e do Canadá, serviram as Forças Armadas e combateram nas cinco partidas do mundo.

O projecto do arquitecto Eduardo Varandas tem uma base de granito de 1.00x1.20x0.60 metros, na qual assenta uma Cruz de Cristo, associada a um capacete militar ao lado da mesma, em posição inclinada.  A Cruz de Cristo simboliza a dilatação da Fé e do Império, levada a cabo pelos nossos antepassados, e o capacete representa a expressão genuinamente militar dos Combatentes."

Representantes da Liga com elementos Veteranos de Toronto

Tem como mensagem: Sacrificados em Vida, na Morte Respeitados.

Gião dos Ex-Combatentes de Toronto

O custo deste monumento, que atingiu os 53 mil dólares foi em parte suportado pela Liga dos Combatentes de Lisboa a que se juntou uma meia dúzia de patrocinadores locais onde destacamos o sindicato dos trabalhadores da construção civil que tem milhares de membros da comunidade lusa - a bem conhecida LIUNA-Local 183, a Secretaria de Estado das Comunidades, Manuel de Paulos, Bento e Alda São José, Albertino Domingues e família, António Belas, Academia do Bacalhau de Toronto, Horácio Domingos e família, José Pinheiro, Domingos Rites, Tibério e Rosa Branco, Augusto António Pires, José Roberto Nunes, Winnipeg Portuguese War Veterans e Ontario Portuguese War Veterans.

O descerrar do momumento

Nesse mesmo dia, pelas 20 horas, realizou-se um jantar nas instalações do Europa Catering, propriedade do ex-combatente Manuel de Paulos e que contou com a presença do nosso Cônsul-Geral, Dr. Júlio Vilela do Tenente-General Chito Rodrigues e  do Coronel Faustino Lucas Hilário representantes da Liga dos Combatentes de Lisboa e o comendador José Mário Coelho que encabeça a delegação em Toronto.

A benção por MonSenhor Eduardo Resendes

Mais de 180 pessoas, entre ex-combatentes e familiares, confraternizaram nesta noite de alegria pela realização dum projecto há muito desejado por muitos ex-combatentes a residir no Sul da Província do Ontário e também, quiçá por parte de canadianos nas mesmas condições.

Coronel R. Elms

 

O Ministro Provincial Charles Sousa

 

José Mário Coelho com o Ministro Charles Sousa

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007